-5% PRIMEIRA COMPRA  |  SUBSCREVER NEWSLETTER

Sanjo - New Old Brand


A Sanjo nasceu em 1933 em São João da Madeira, na Companhia Industrial de Chapelaria. Em honra à cidade que lhe deu berço, a marca recebe o nome de Sanjo, ficando estabelecida em 1936. Fabricados totalmente em Portugal, no final dos anos 40 e 50 as Sanjo já eram um fenómeno e eram encontrados nos pés de todos os portugueses.

Nos anos 50, 60 e 70, a Sanjo torna-se indispensável no desporto em Portugal, sendo marca presente em inúmeras equipas desportivas. Com toda a inspiração e o crescimento exponencial da sua indústria em Portugal, continuaram a crescer e adaptar-se tornando-se a principal marca de calçado desportivo em Portugal.

Com o fim do regime em 1974, os mercados portugueses foram abertos e as barreiras da importação começaram a ser levantadas. Os efeitos da competição começam a ser visíveis - apesar de tentar mudar o seu design e de se adaptar, procurando outros campos que não o desporto, a Sanjo não consegue competir com a ascensão de marcas desportivas internacionais. A Companhia Industrial de Chapelaria fechou as suas portas em 1996, junto com a Sanjo.

Em 1997, a marca é comprada e, sob nova administração, começa a sua segunda vida. Muito trabalho de pesquisa foi feito, investigando arquivos, colecionando sapatos antigos e imagens e fotografias antigas para conseguir material necessário para reproduzir o molde perdido das Sanjo. Em 2010 a Sanjo regressa ao mercado com os dois modelos mais familiares dos portugueses, K100 e K200. A impossibilidade de produzir solas vulcanizadas em Portugal fez com que a marca iniciasse rumo à China.

Recentemente, em 2019, a Sanjo foi adquirida por um grupo empresarial de Braga e, com uma jovem e dinâmica equipa, o foco tornou-se em trazer a Sanjo de volta a casa. Inicia-se o processo de ter uma produção totalmente portuguesa e, trabalhando com uma fábrica em Felgueiras, a Sanjo torna-se novamente made in Portugal. Perdeu-se a sola vulcanizada introduzindo uma sola colada com maior consciência ambiental, mantendo na mesma a típica borracha e a lona tão marcantes da Sanjo, que acompanharam gerações. A Sanjo não voltou apenas - voltou e regressou com vontade de crescer, evoluir e continuar a escrever uma história nos pés dos portugueses.

Os modelos mais populares da Sanjo - K100 e K200 - assumem-se como a intemporalidade da marca. Com ou sem cano alto, estes modelos originais contam com mais de 80 anos desde a sua primeira versão. Surgem reinventados de modo a celebrar as primeiras versões preservando algumas das suas características originais: gáspea em lona e logotipo cosido na lateral. De forma a torná-los ainda mais especiais, foram inseridos detalhes modernos e materiais de melhor qualidade: etiqueta têxtil na língua, forro interior em toda a sapatilha, palmilha almofadada, ilhós revestidos e material da sola em TPR que apresenta excelentes características de durabilidade, resistência à abrasão e leveza. Descubra a coleção Sanjo aqui!

Comentários (0)

Sem comentários.

Novo comentário

Produto adicionado à wishlist

Este site utiliza cookies. Ao navegar está a concordar com a nossa política de privacidade.